Cor de vinho: início e curiosidades

Por CAROLINE ROSA - 16:41

Olá, meninas

Iniciamos hoje a nova coluna sobre vinhos no blog a Cor de vinho.
 Se tem uma bebida que  sou apaixonada, com certeza está é o vinho, meus amigos ate já sabem e por isso vivem me perguntando sobre o melhor vinho para tomar. No entanto não sou nenhuma especialista não, sou uma apreciadora, por que vinho não se bebe se aprecia.
Mesmo não sendo nenhuma especialista gosto muito de falar sobre vinho, não é só de beber que vive quem gosta muito de vinho vulgo “cachaceira”. Então vou compartilhar o pouco que sei com vocês.....

Como se chama a pessoa que produz o vinho?  ou Como se chama aquele que realiza a compra dos vinhos para um restaurante ou outro estabelecimento e que inclusive é responsável pela adega?  Então bora conhecer

Enólogo é o responsável por produzir o vinho, ele conhece e recebe as uvas, sabe o tempo de armazenamento e fermentação. Portanto não chame o seu amigo que gosta muito de beber vinho de Enólogo por que a formação deste profissional é complexa e existem especializações.

Sommelier é responsável por cuidar da carta de vinhos de um restaurante, bares. Ele cuida da seleção a compra de vinhos e também serve o cliente de forma apropriada de acordo com o seu paladar e bolso.

Enólogo é um apreciador de vinhos, e se interessa tanto pelo assunto que se torna um especialista, muitas vezes realiza palestras e escreve livro e melhor de tudo ele bebe o vinho.


Por que será que não colocam o vinho até encher a taça?
Realmente tem um motivo, o ideal é colocar dois ou três dedos de vinho, não pode ultrapassar a metade da taça, pois é necessário espaço para aerar o vinho, sabe aquela giradinha esperta serve para oxigenar e com isso  desprender os aromas dos vinhos, nossa e aquele cheiro maravilhoso... Mas só será possível se a taça não estiver cheia.
Um detalhe importante, para os espumantes essas regras da giradinha não vale porque pode tirar o gás.

Como devo segurar o vinho?
A melhor escolha é segurar a haste já que se colocar toda a mão no bojo da taça, por ser um cristal fino pode mudar a temperatura do vinho e esquentar e faz toda a diferença na hora de apreciar um bom vinho.
Bom amigas eu já vou, por que depois dessa matéria me deu até vontade de tomar uma taça de vinho.

Querem mais dicas é só pedir.
Bjs........ Bjs ........ Bjs.......
 Ana Paula Rodrigues

  • Compartilhe:

Postagens Relacionadas

1 Comentário