TRATAMENTOS CAPILARES: DESCUBRA QUAL TIPO SEU CABELO PRECISA


Bom dia meus amores cacheados hoje vamos ver qual tratamento é ideal para nossos cachos
Você sempre se pergunta quais tratamentos capilares seriam os mais eficientes para seus cabelos? Você já está cansada de aplicar incontáveis máscaras e não ver resultado algum? Saiba agora como resolver este dilema e descubra qual tipo de tratamento seu cabelo precisa: Hidratação, Nutrição ou Reconstrução
Tratamentos capilares Descubra qual tipo seu cabelo precisa
 Caso apliquemos algum tratamento capilar cuja composição atue de forma a repor aquilo que o cabelo não precisa no momento, por certo o resultado final não será satisfatório.
Por isso aquela máscara de tratamento que você adorava há algum tempo atrás pode não lhe ser mais tão eficiente, afinal, as necessidades dos fios variam conforme o tempo;
Por isso que aquele tratamento super bem cotado  pode não funcionar para você;
E, principalmente: por isso que às vezes tratamos incansavelmente dos cabelos e eles parecem não reagir aos tratamentos aplicados.
Portanto, se você costuma pensar que o seus cabelos não tem jeito, pare com isso agora! O maior problema provavelmente reside no uso indevido dos tratamentos capilares.

Qual tipo de tratamento seu cabelo precisa?

Se o nosso cabelo falasse,  a resposta para a pergunta acima seria bem mais fácil de obter. Mas podemos sim escutar nossas madeixas a fim de saber qual tipo de tratamento capilar elas mais necessitam no momento.
  • Tipos de tratamentos capilares: Hidratação, Nutrição e Reconstrução
 O objetivo de todos geralmente enquadra uma das seguintes categorias: Hidratação Capilar; Nutrição Capilar; Reconstrução capilar. Sendo que o mesmo tratamento pode ter como finalidade alguma variedade combinatória destas categorias, como hidratação+nutrição, nutrição+reconstrução, etc. 

Tratamentos capilares – Como saber quando o cabelo precisa de Hidratação

Um cabelo precisa de hidratação quando está ressecado?  Bom, em tese sim, mas então entra em cheque outra pergunta: O que é um cabelo ressecado? As principais características de um cabelo ressecado são aspereza, falta de maleabilidade e… tcharam: barulho. Sim, barulho! O cabelo desidratado quando manuseado faz um barulho de crunch. Costumo brincar dizendo que cabelos ressecados soam que nem torresmo kkkkkk.
Entre os três tipos de tratamentos descritos aqui, identificar quando um cabelo precisa de hidratação é o mais fácil. Pois a hidratação é a porta de entrada de qualquer tratamento capilar. Ou seja, mesmo que seus cabelos requeiram uma reconstrução, primeiramente devemos hidratar os fios antes de aplicar algum tratamento reconstrutor; mesmo que seus fios peçam por nutrição, primeiramente devemos hidratá-los já que a nutrição tende a selar a hidratação nos fios.
  • Por quê a hidratação é a porta de entrada para outros tratamentos capilares?
A resposta reside na própria constituição da fibra capilar. Por isso, cabe aqui reiterar algo escrito há tempos atrás na matéria “Cronograma Capilar ”:
Os cabelos compõem-se de:
> 90% de Queratina, proteína que contém na sua estrutura 18 aminoácidos.
Característica beneficiada pela etapa de Reconstrução.
> 8% de água, lipídeos, pentoses, glicogênio e ácido glutâmico.
Característica beneficiada pela etapa de Hidratação/ Nutrição.
Além dos 2% de minerais (ferro, cobre, zinco, alumínio e cobalto)
Assim sendo, quando um cabelo chega ao ponto de gritar por reconstrução, isso quer dizer que os demais componentes presentes em menor quantidade já foram defasados antes de ocorrer a perda de proteínas e, portanto, devemos supri-los a priori a fim de preparar os fios para uma posterior reposição proteica. Afinal, com somente 8% de água para repor, imaginem o quão baixo fica este percentual nos fios se formos direto a outro tratamento capilar antes de hidratar?
  • Quando aplicar um tratamento de hidratação capilar
Em suma: Seu cabelo encontra-se áspero e barulhento ao toque? Aplique uma hidratação. Está em dúvida sobre qual tipo de tratamento capilar seu cabelo precisa? Aplique uma hidratação e depois matute. Leu os tópicos abaixo e descobriu que seu cabelo requer nutrição e/ou reconstrução? Faça primeiramente uma hidratação visando preparar a fibra capilar para os demais tipos de tratamentos.

Máscaras destinadas a hidratar os cabelos

Tratamentos capilares Sugestões de Máscaras Hidratantes
Eis aqui o exemplo de algumas máscaras de hidratação que uso, gosto e recomendo:
  • Deva Curl One Condition: é um produtos multi uso, o qual quando aplicado nos cabelos com tempo de pausa de 15 minutos promove intensa hidratação. 
  • Tratamento Máscara de Hidratação Profunda Relaxima Care da Matrix
  • Máscara de Jaborandi L’Officer: .
  • Mácara de hidratação Natura Sou Cachos ModeladosResenha AQUI.

Tratamentos capilares – Como saber quando o cabelo precisa de Nutrição

Nutrição capilar consiste em reposição lipídica e tem como objetivo lubrificar a fibra e selar/manter a hidratação nos fios.
Cabelos que necessitam deste tipo de tratamento geralmente possuem as seguintes características:
- Porosidade: Saiba o que é e como identificar um cabelo poroso neste .
- Falta de brilho
- Falta de definição
- Volume excessivo e “Leveza extrema”
- Frizz: Saiba mais sobre o frizz neste artigo AQUI
- Embaraçamento e facilidade para formação de nós: saiba mais sobre 
Tais características são bastante comuns em cabelos cacheados e/ou quimicamente tratados com colorações, descolorações e modificações estruturais como alisamentos e relaxamentos.

Máscaras destinadas a Nutrir os cabelos

Tratamentos capilares Sugestões de Máscaras Nutritivas
Eis aqui o exemplo de algumas máscaras de Nutrição Capilar que uso, gosto e recomendo:
  • Deva Curl Heaven In Hair (ela é um misto de Hidratação e Nutrição): Saiba mais neste 
  •  Deva Care One Condition: Assim como a versão Deva Curl, o One Condition Deva Care possui diversas finalidades, uma delas é atuar como máscara de nutrição capilar quando pausada por 15-20 minutos. 
  • Máscara de Tratamento Moi Moi Hair Masque Lanza: sou absolutamente apaixonada por esta máscara! Dependendo do cabelo, ela pode ser considerada uma Hidratação Nutritiva. 
  • Redken Smooth Lock Butter Silk: Derrete nos cabelos! .
  • Máscara L’Oreal Absolut Repair: apesar de conter o “repair” no nome, esta é uma máscara nutritiva cuja reparação se dá no nível das cutículas dos fios por meio das ceramidas presentes em sua composição.

Tratamentos capilares – Como saber quando o cabelo precisa de Reconstrução

Este é um tópico que merece bastante atenção. Ao nos depararmos com cabelos danificados, um dos pensamentos mais corriqueiros e instantâneos é: Preciso de tratamentos para reconstruir os fios. De fato, parte disso pode ser verdade. Contudo, conforme expliquei no tópico “Tratamentos capilares – Como saber quando o cabelo precisa de Hidratação”: quando um cabelo chega ao ponto de gritar por reconstrução, isso quer dizer que os demais componentes presentes em menor quantidade já foram defasados antes de ocorrer a perda de proteínas e, portanto, devemos supri-los a priori a fim de preparar os fios para uma posterior reposição proteica.
Tenham em mente que aplicar tratamentos capilares ricos em proteínas em cabelos previamente desidratados e desnutridos tende a ser um tiro pela culatra, pois o enrijecimento da fibra acarretado pela reposição proteica indevida é um dos principais causadores de quebra dos fios. Ou seja, o típico caso de um remédio que tomado em excesso vira veneno…
Cabelos que necessitam reconstrução capilar geralmente possuem as seguintes características:
- Fragilidade
- Quebra excessiva
- Fios mais finos do que o “normal” para o cabelo em questão
- Sensação de que seus cabelos irão quebrar com simples manuseios
- Elasticidade comprometida, algo também conhecido como “cabelos espigados”
- Pedacinhos de fios rompidos os quais caem constantemente
Caso você utilize químicas como coloração, descoloração e modificações estruturais, por certo seus cabelos precisam de tratamentos capilares reconstrutores DESDE QUE você os prepare previamente com hidratações e nutrições ANTES de aplicar a reposição protéica.

Máscaras destinadas a Reconstruir os cabelos

Tratamentos capilares Sugestões de Máscaras reconstrutoras
Eis aqui o exemplo de algumas máscaras de Reconstrução Capilar que uso, gosto e recomendo:
  • Máscara Redken Extreme Strength Builder Plus: Uma de minhas prediletas! Ressussita até defunto! Mas é muito forte. Caso você quera optar por uma versão mais segura, vá de Extreme Strength Builder (versão não-plus, embalagem azul claro). .
  • Moroccanoil Restorative Hair Mask: Um misto de reconstrução com nutrição, também é uma máscara bem potente a qual requer cuidados. Caso seu cabelo não esteja demasiadamente danificado, ela não lhe fará bem. É uma de minhas máscaras reconstrutoras prediletas! .
  • Joico K-PAK Revitaluxe: Este produtinho é um “tudo em 1”, ele realmente hidrata, nutre e fortifica ao mesmo tempo! .
  • Joico K-Pak Deep Penetrating Reconstructor: Um dos meus prediletos há anos! 
  • Restaurador 12 Minute Deep Treatment Intensive Repair da Ouidad: Eu simplesmente amava este tratamento, porém o utilizei antes mesmo de lançar o Acorda, Bonita!. Gostaria de readquiri-lo a fim de resenhar-lhes. 
  • Reconstrutor CPR Cuticle Porosity Reconstructor da Senscience: Resultados instantâneos! .
  • Máscara Reconstrutora Sleek & Shine Rebonding Conditioner da Keune: Esta ainda não testei, mas morro de vontade! As resenhas e comentários acerca dela são incríveis! 
Espero que este artigo lhes ajude a identificar quais tratamentos capilares são os mais indicados para as necessidades de seu cabelo. Qualquer dúvida ou sugestões, basta comentar!

3 comentários

  1. achei a postagem super interessante ... mais nunca usei nenhum dos produtos que você colocou .. dessas marcas quero dizer ... tudo muito caro ... tenho cuidado bastante do meu cabelo, amei saber mais algumas coisinhas que você citou
    http://blogeuvaidosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom que vc gostou vou fazer um coim produtos mais populares o que acha?

      Excluir